quinta-feira, 14 de novembro de 2013


UM NATAL PARA NÓS DOIS   -   UM LINDO ESPETÁCULO PARA A FAMÍLIA

 Cartaz da peça



Parte da equipe de produção e elenco
 
Não há, no Brasil, a tradição de espetáculos teatrais alusivos ao Natal, como ocorre, com frequência, na Europa e nos Estados Unidos.  Por uma coincidência, ARTUR XEXÉO e TADEU AGUIAR se encontraram, há um ano, em Londres, quando estavam indo assistir a um desses espetáculos.  Em conversa, os dois pensaram na possibilidade de um trabalho conjunto para a montagem de um musical do gênero no Brasil.
Foi assim que nasceu UM NATAL PARA NÓS DOIS, texto de XEXÉO, dirigido por JACQUELINE LAURENCE, com o próprio TADEU atuando, após um longo período apenas dedicado à direção, ao lado de uma das melhores cantrizes do Brasil, GOTTSHA.
 
Gottsha e Tadeu - pose para a divulgação do espetáculo
 
Trata-se de um espetáculo muito simples e despretensioso e, por conta exatamente disso, saboroso, leve, bonito, romântico, ingênuo (no melhor sentido) e familiar.
 
SINOPSE: A famosa cantora Eva Prudente (GOTTSHA) é contratada para fazer um “show” apenas com canções natalinas.  Ela só não sabe é que o espetáculo seria produzido e dirigido por Téo (TADEU AGUIAR), seu ex-marido, pianista e produtor musical, pelo qual fora abandonada, ou melhor, supostamente trocada por outra, num dia de Natal, havia cinco anos.  Também foi num Natal que ambos se conheceram. 
Nesse reencontro, de início, considerado, por Eva, um lamentável equívoco, os dois, durante os ensaios, vão rememorando a vida em comum do casal e, entre algumas farpas, com bastante bom humor, e revelações e declarações de amor, além de um pedido de perdão, por parte de Téo, os dois se reconciliam. 
Detalhe: durante os cinco anos de afastamento dos dois, Eva passou a detestar o Natal e, a cada ano, nessa época, procurava viajar para algum lugar onde não se comemorava o nascimento de Jesus, como a Índia, por exemplo. 
 
Ensaiando
 
O espetáculo é embalado por 23 canções natalinas, de autores brasileiros ou versões, desde as mais conhecidas até inéditas, incluindo CHICO BUARQUE DE HOLANDA (TÃO BOM QUE FOI O NATAL, que lembra, um pouco, a estrutura de A BANDA) e LUPICÍNIO RODRIGUES (MEU NATAL).
 
 
FICHA TÉCNICA:
Texto: ARTUR XEXÉO (Simples e agradável, com diálogos bem ágeis e com gostosas pitadas de bom humor).
Direção: JACQUELINE LAURENCE (Correta e merece um destaque pelo pouco tempo disponível para os ensaios.)
Assistência de Direção: FLÁVIA RINALDI (Idem e feita com muita dedicação.)
Elenco: GOTTSHA (Linda presença em cena, como sempre, cantando e atuando cada vez melhor, com uma voz possante, quando necessário, e doce, nos momentos em que as canções o exigem, jamais perdendo a bela afinação.) e TADEU AGUIAR (Rendimento idêntico ao de sua colega de cena, destacando-se o fato de que, além do ótimo ator, de muitos anos de experiência, também se revela excelente cantor.  Já atuou em outros musicais, entretanto, vem apresentando uma bela evolução nessa área, fruto de estudos e dedicação ao canto).
Direção Musical: LILIANE SECCO (Lili é uma espécie de “a outra metade da laranja”, para TADEU, com quem já trabalha há dezoito anos.  Um “casamento” bastante duradouro e, que, esperamos, jamais termine.  Nasceu para fazer, em todos os sentidos, música para TEATRO.
 
Liliane Secco
 
Músicos: LILIANE SECCO (teclado), CARLOS HENRIQUE (bateria) e TÁSSIO RAMOS ou a sub MARFA KOURAKINA (baixo).  Ótimos desempenhos.
Desenho de Som: FERNANDO FORTES
Desenho de Luz: ANDERSON SCHNEIDER
Vídeos de Cena: PAULO SEVERO
Supervisão de Luz: ROGÉRIO WILTGEN
Figurinos: PAULO ZYNGIER (LIX).  Discretos e elegantes.
Cenografia: ESTAMOS AQUI (Excelente a ideia de colocar, no cenário, uma das telas pintadas, em cena, por Antônio Fagundes e Bruno Fagundes, durante o impecável espetáculo VERMELHO, que relembramos com tanta saudade.  Esse detalhe enriqueceu muito o simples, mas belo, cenário).
Adereços: CLÍVIA COHEN
Cenotécnica: J. FARIA
Coordenação de Produção: NORMA THIRÉ
Produção: EDUARDO BAKR E TADEU AGUIAR
 

Gottsha e Tadeu cantando e dançando - afinal, é um musical 
 
 
Aplausos na estreia
            Confesso que sou avesso ao Natal e que não esperava ver um espetáculo tão simples, singelo, bonito, familiar...  Ficará, certamente, na memória afetiva de todos os que tiverem a oportunidade de assistir a ele.
 
        Não vá ao Teatro Clara Nunes pensando encontrar uma superprodução.  Vá de coração aberto e disposto a se deliciar com uma história singela e contada com muito amor, dedicação e respeito ao público (adultos e crianças).

 
SERVIÇO: Teatro Clara Nunes, de 5ª a sábado, às 19h, e aos domingos, às 21h.  Até 22 de dezembro.
 
 
Tadeu Aguiar
 
Gottsha (Gogoia)
 
 
 
Amigos prestigiando a estreia: Cássio Pandolfi e Sílvia Bandeira



(Fotos: Mamy Gotllieb e Gustavo Bakr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário