quarta-feira, 8 de outubro de 2014


MENINOS E MENINAS

 

 

(SEM PRECONCEITOS E COM MUITO BOM GOSTO – ou - DIDÁDICO, SEM SER PROFESSORAL. )

 

 

 

 


 

 

 

            No Brasil, o púbico de TEATRO conta com uma programação para crianças, o já tão conhecido “teatro infantil”, na maioria das vezes, de má ou péssima qualidade (infelizmente, de cada cinco espetáculos, apenas um merece ser visto pelas nossas crianças) e o chamado “teatro para adultos”, com indicações ou imposições mínimas de idade variadas.  Muito pouco, mas muito pouco mesmo, de produção voltada para o público adolescente é montado.

 

            Estabelece-se, então, um hiato na vida do espectador.  Os pais levam suas crias ao TEATRO, até que, por volta dos 9 ou 10 anos, o(a) filho(a) começa a não digerir mais os espetáculos “para crianças”, ele/ela, que já não mais se considera uma.

 

Depois, só dali a alguns anos, terá a oportunidade de voltar a frequentar uma sala de espetáculos teatrais.  Durante esse período, desvia-se para outros setores ligados ao lazer e o desinteresse pelos palcos é quase inevitável.  Reconquistar esse indivíduo para o TEATRO, muitas vezes, é uma tarefa hercúlea e improvável. 

 

Se houvesse, no mercado, bons espetáculos direcionados à sua faixa etária, o vínculo não seria quebrado, os laços com a divina arte do TEATRO não seriam desatados e a conclusão disso já todos conhecemos.

 

 

 


 

 

            Felizmente, vez por outra, surge um bom espetáculo voltado para a garotada dos 10 aos 16 anos, por exemplo, o que é motivo para o meu aplauso e recomendação, como é o caso de MENINOS E MENINAS, em cartaz, até o dia 26 de outubro, no Teatro das Artes, 2º piso do Shopping da Gávea (Rio de Janeiro).

 

            Os responsáveis pelo projeto são duas pessoas que, já há algum tempo, com alguns erros e muito mais acertos, vêm se dedicando a esse nicho e que merecem meu maior respeito.  Estou falando de AFRA GOMES e LEANDRO GOULART, os mesmos que já levaram o bom entretenimento a jovens, com Corações Psicodélicos e Garotos, por exemplo.

 

O espetáculo motivo desta pequena resenha está em cartaz há quatro meses, com duas prorrogações de temporada, sempre com casa cheia, e já foi visto por mais de seis mil pessoas, contando, na plateia, com alguns meninos e meninas que quase já têm seu lugar cativo no Teatro das Artes, de tanto que já assistiram à peça.

 

Em cena, 18 jovens atores discutem e vivem situações ligadas a temas afetos ao mundo dos adolescentes, como amor, sexo, amizade, “bullying”, sexualidade, anorexia, saudade, pais, aceitação das diversidades, morte e vida, todos tratados dentro da maior seriedade, profundidade e respeito, sem qualquer tipo de apelação, sem nenhum tom panfletário.  Até mesmo um beijo, trocado por dois meninos, ao final do espetáculo, não deve, nem pode, ser visto como apologia à homoafetividade, já que todo um texto prévio, dentro de um contexto, deixa bem claro a intenção daquela cena: trata-se apenas de pregar o amor e a aceitação e o respeito às diversidades, como ocorre em tantas outras cenas da peça, com variações de temas.

 

MENINOS E MENINAS fala, sem pudor, sobre diversos temas ligados ao mundo dos adolescentes.  

 

 

 


 

 


            O elenco de MENINOS E MENINAS, guardadas as devidas proporções, se considerarmos as suas tenras idades para o ofício de representar, as quais penso variar entre os 14 e os 20 anos (?), é bem maturo e muito bem nivelado, gerando um trabalho homogêneo, em termos de interpretação, com um discreto destaque para um ou outro, numa ou noutra cena.  São bons jovens atores, com tendência a uma bem próxima estabilidade profissional.  Alguns já trazem uma certa experiência de trabalhos na TV, em novelas e outros programas.  Formam esse elenco ANNA RITA CERQUEIRA, EDUARDO MELLO, LUCCA DINIZ, LUCAS COTRIM, JOÃO FERNANDES (sou grande admirador do trabalho deste garoto), VITOR MAYER, LARISSA BOUGLEUX, FRANCINNY CASTRO, LUÃ BERGERON, LUCAS CORSINO, MATHEUS TEDERICHE, WESLEY CORDEIRO, LUCAS VARGAS, INGRID KLUG, BÁRBARA DIAS, BRUNA NATALI, VITORIA VIANNA e YASMIN CÂNDIDO.

 

Além da atuação, dançam, tocam instrumentos e cantam bem; alguns, muito bem.  Em cena, vivenciam as aventuras e descobertas da adolescência.  O espetáculo mistura emoção, música e muito humor, por meio de histórias descoladas e contundentes.

 

Fiquei muito bem impressionado com um monólogo (Os Lírios), interpretado pela atriz INGRID KLUG, que colaborou na sua escritura, verdadeiramente, um dos pontos altos do espetáculo.  Comovente, belo texto, bela interpretação.  Pareceu-me ser a reprodução de uma experiência real, vivida pela atriz, de tal forma ela se entrega à cena, a ponto de se emocionar profundamente e levar pessoas da palteia às lágrimas, inclusive a mim.

 

 

 


 

 

 

A peça conta com uma boa trilha sonora, que mistura Beatles, Legião Urbana e até Katy Perry e Jessie J.

  

A direção musical, de JULIANA VERONEZI, transporta, para o palco, um clima descontraído, festivo.

  

As coreografias e a direção de movimento ficam a cargo de ANNA MAGDALENA, uma craque nesse setor.

Os figurinos, de CLARA MAGDALENA, são leves, joviais, bonitos e totalmente ajustados aos personagens.

A solução para o cenário, de AFRA GOMES e LEANDRO GOULART, é excelente: simples e prática.

  

O espetáculo faz um “raios-X” da chamada “geração Y”, composta pelos jovens do novo milênio, a geração das pessoas que nasceram após os anos 80, as conhecidas, também, por serem chamadas de “geração do milênio” ou “geração da Internet”.  É uma geração conhecida por ter vivenciado muitos avanços tecnológicos.

 

Segundo os autores do texto, “Considerada 'descolada' para o público adolescente e ‘antenado’ nas mídias sociais, a obra se propõe a tirar essa galera do mundo virtual e levá-la ao teatro, dessa forma, contribuindo para a formação e crescimento de jovens plateias, uma vez que há poucos espetáculos de qualidade voltados para o público dessa faixa etária”.

 

E eu acrescento: SE FOSSE SÓ ISSO, JÁ SERIA MUITO BOM!!!

 

Ocorre que a peça oferece, aos pais, aquela oportunidade de que seus filhos aprendam a lidar com seus questionamentos de adolescentes, poupando-lhes, aos pais, um pouco (SUBSTITUINDO-OS JAMAIS!) a tarefa de ensinar-lhes (aos filhos), de forma didática, muitas das vezes “chata”, para estes, e desgastante, para aqueles, o que é ser feliz e como se deve fazer para se chegar a tal estágio, com responsabilidade e dignidade.

 

Vá e leve seus filhos adolescentes!  Vocês todos sairão lucrando.

 

 

 


 

 

 

 

 
FICHA TÉCNICA:
 
TEXTO e DIREÇÃO: AFRA GOMES e LEANDRO GOULART
 
ELENCO (por ordem alfabética):
ANNA RITA CERQUEIRA
BÁRBARA DIAS
BRUNA NATALI
EDUARDO MELLO
FRANNCINNY CASTRO
INGRID KLUG
JOÃO FERNANDES
LARISSA BOUGLEUX
LUÃ BERGERON
LUCAS CORSINO
LUCAS COTRIM
LUCAS VARGAS
LUCCA DINIZ
MATHEUS TEDERICHE
VITOR MAYER
VITORIA VIANNA
WESLEY CORDEIRO
YASMIN CÂNDIDO.
 
DIREÇÃO MUSICAL: JULIANA VERONEZI
 
DIREÇÃO DE MOVIMENTO e COREOGRAFIA: ANNA MAGDALENA
 
COLABORAÇÃO COM O TEXTO “OS LÍRIOS”: INGRID KLUG
 
PREPARAÇÃO VOCAL: CLÁUDIA SAMPAIO
 
FIGURINOS: CLARA MAGDALENA
 
ILUMINAÇÃO: FRED EÇA
 
SELEÇÃO MUSICAL: AFRA GOMES, LEANDRO GOULART e JULIANA VERONEZI
 
SOUND DESIGN: ANDRÉ BREDA
 
CONCEPÇÃO DE CENÁRIO: AFRA GOMES e LEANDRO GOULART
 
RÉPÉTITEUR: LUÃ BREGERON
 
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO MUSICAL: LUCAS CORSINO
 
SONORIZAÇÃO: TARSO GUSMÃO
 
MICROFONISTA: FELIPE BRENHA

OPERAÇÃO DE LUZ: MARCELO ANDRADE
 
CONTRARREGRAGEM: RAFAEL CREPE e GABRIELL PAES
 
FOTOS: NETO FERNANDES e RICARDO JUAREZ
 
DESIGN: DIEGO CAMPOS
 
MÍDIAS SOCIAIS: ANNE SCARCELLI
 
MARKETING CULTURAL: ÚRSULLA ENNES
 
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: MARCELLE NERY
 
PRODUÇÃO EXECUTIVA: ALKAPARRA PRODUÇÕES
 
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: JOÃO JÚNIOR
 
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: ALINA LYRA
 
REALIZAÇÃO: ATORES IN CENA PRODUÇÕES e OFICINA DE ATORES
 
DIREÇÃO GERAL: AFRA GOMES e LEANDRO GOULART



 

 

 

 


 

 

 

 
SERVIÇO:
 
Local: TEATRO DAS ARTES – Shopping da Gávea (2ºpiso) - Rua Marquês de São Vicente, 52 / 2º andar - Gávea
 
Temporada: até 26 de outubro de 2014
 
Horários: sábados, às 18h, e domingos, às 17h.
 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

(FOTOS: NETO FERNANDES e RICARDO JUAREZ)

Um comentário: