segunda-feira, 20 de julho de 2015


BE CAREFUL,

IT’S MY HEART

 

(E VIVA O MUSICAL!)

 

 


 

 

 

            Falar da magia dos musicais e omitir o nome de IRVING BERLIN seria uma grande gafe.  Mais que isso: uma heresia.

 

            Russo, de nascimento, radicado nos Estados Unidos, BERLIN foi um compositor e letrista dos mais fecundos da história (século XX), um dos poucos compositores a escrever tanto letras quanto músicas para suas canções, que serviram de trilhas a musicais, do cinema e do TEATRO.

 

Nasceu em 1888 e faleceu, aos 101 anos, em 1989, deixando um legado de sucessos que jamais vão desaparecer da nossa memória musical.

 

Embora não tenha aprendido a ler música, além de um nível rudimentar (era autodidata), compôs mais de 1.500 canções.  São dele 18 trilhas para filmes e 19 para a Broadway, de onde podem ser extraídos os clássicos “God Bless America”, “Putting On The Ritz”, “White Christmas”, “Alexander’s Ragtime Band”, “Easter Parade”, “Shaking The Blue Away”, “It Only Happens When I Dance With You”, “Always”, “I Love A Piano”, “Be Careful, It’s My Heart”,dentre tantos “hits”, além dos eternos “Cheek To Cheeck” e There’s No Business Like Show Business”, este  considerado o “hino dos musicais”.

 

Sobre seu método de compor, disse, certa vez: “Eu tenho uma ideia, um título ou uma frase ou melodia, e canto ela.  Quando eu tenho uma canção completa, eu a memorizo e passo-a para o arranjador."

 

 

 


Laura Lobo e Darwin Del Fabro.

 

 

Se você não conhece, ainda, a obra desse grande artista, ou se pretende revivê-la, não perca a oportunidade de ir ao Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea), para assistir a um delicioso espetáculo, um “concerto cênico”, segundo o “release” que me foi encaminhado, ou um “recital dramatizado”, nas minhas palavras, protagonizado por dois dos mais talentosos nomes da nova geração do TEATRO MUSICAL BRASILEIRO: LAURA LOBO e DARWIN DEL FABRO, idealizador do projeto “BE CAREFUL, IT’S MY HEART”, que fica em cartaz até o dia 2 de agosto (2015).

 

Lá, você vai se deliciar com 20 canções desse gênio, chamado IRVING BERLIN, interpretadas, de forma irrepreensível, por essa dupla de atores / cantores / dançarinos, cujos talentos já tivemos a oportunidade de conferir em grandes espetáculos, como “Les Misérables”, “O Mágico de Oz”, “O Despertar da Primavera” e “A Família Adams” (LAURA LOBO) e “Era no Tempo do Rei”, “Um Violinista no Telhado”, “O Mágico de Oz” e “Skrek - O Musical” (DARWIN DEL FABRO).

 



 

 

 

LAURA foi aluna de grandes mestres da música, do TEATRO e da dança.  Iniciou-se, nos estudos musicais, com sua própria mãe, Francine Lobo, e fez aulas de canto com Danilo Timm, excelente preparador vocal, seu companheiro de elenco, em “O Despertar da Primavera”.  Estudou dança no Teen Broadway.

 

Já lançou um CD, “Vínculos – Volume I”.  O nome do CD deve-se ao fato de contar com parentes e amigos no projeto, como seu pai, José Cabrera, e o irmão, Amaro Vaz.  E já está nos planos o lançamento do Volume II, assim como um DVD, a ser gravado no próximo ano.

 

 


 

 

            DARWIN estudou canto com Vera do Canto e Mello (Rio de Janeiro), a qual não lhe poupa os mais rasgados elogios, classificando-o como um dos mais talentosos e aplicados discípulos que já passaram por suas mãos, e Natalie Weiss (Nova York), que prepara grandes nomes para os musicais da Broadway.  

                       

Em 2014, fez shows solos em Nova York.

 

 

 


 

 

 

O espetáculo, cuja dramaturgia e direção também são assinadas por DARWIN DEL FABRO, conta a história de um casal, seus encontros e desencontros, observada a sequência das canções, todas cantadas em inglês.

 

Apesar da simplicidade desta modesta, mas excelente, montagem, sem o aparato de uma grande orquestra, o casal, acompanhado por dois excelentes músicos, THALYSON RODRIGUES, ao piano, e SAULO VIGNOLI, ao violoncelo, interpreta as canções, preservando-lhes a delicadeza e suavidade, assim como o humor e a ironia, em algumas (Sim, também há humor, além de romantismo, neste espetáculo.), em ótimos e criativos arranjos musicais, descomplicados, de BETTO SERRADOR e THALYSON RODRIGUES, ao quais também assinam a direção musical.

 

            Verdadeiro “workaholic”, o que, para mim, é uma grande qualidade, DARWIN também é o responsável pela luz, pelo figurino e pela produção do espetáculo.

 

            O discreto cenário, totalmente ajustado à proposta, é de CRIS DE LAMARE. 

 

            Sob a competente orientação de RENATO VIEIRA (direção de movimento), o casal se desloca por todo o espaço cênico, caminhando e dançando, com muita leveza e graciosidade.

 

 


 

 

            É muito bom, extremamente gratificante, ouvir lindas canções, nas vozes extremamente afinadas e de timbres suaves, de DARWIN e LAURA.  O espectador faz uma viagem no tempo e, se fechar os olhos, está sujeito a uma “levitação compulsória”.

 

            Recomendo, com empenho, este espetáculo, feito com muito amor e cuidado, que não conta com patrocínios, mas que foi erguido, graças à determinação da dupla de protagonistas e a ajuda de um grupo de familiares e amigos, o que concede ao projeto uma credibilidade maior e um valor incomensurável.

 

 

 


 

 

 

 
LISTA DE CANÇÕES:
Overture
There’s No Business Like Show Business
Let Me Sing A Happy Song
Alexander’s Ragtime Band
I love A Piano
Shaking The Blues Away
Steppin’ Out With My Baby
Anything You Can Do
Puttin’ On The Ritz
Top Hat
They Say It’s Wonderful
Say It Isn’t So
It Only Happens When Dance With You
Be Careful, It’s My Heart
Cheek To Cheek
Remember
Always
How Deep Is The Ocean
Blue Skies
Finale
 
 

 

 

A qualidade do espetáculo é tanta, que Anthony Rapp, ator de musicais da Broadway e amigo de DARWIN DEL FABRO – os dois se conheceram em Nova York –, é mais um dos que engrossam o apoio a este espetáculo, com um depoimento, gravado em vídeo, bastante favorável a ele.  

 

 

 
FICHA TÉCNICA:
 
Elenco: Darwin Del Fabro e Laura Lobo
 
Direção e Dramaturgia: Darwin Del Fabro
Direção de Movimento: Renato Vieira
Direção Musical e Arranjos: Betto Serrador e Thalyson Rodrigues
Músicos: Thalyson Rodrigues (piano) e Saulo Vignoli (violoncelo)
Cenografia: Cris De Lamare
Iluminação e Figurino: Darwin Del Fabro
Visagismo: Ricardo Moreno
Direção de Produção: George Luís
Produção Executiva: Maria Fernanda Marques e Igor Miranda
Realização: Artesã
Assistência de Direção: Fabiana Tolentino e George Luís
Assistência de Produção: Júlia Kussler
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias
Fotografias: Rick Wernexk, Arthur Garção, Maria Fernanda Marques e Lu Valiatti.
Programação Visual: Igor Miranda
 

 

 

 

 


Para que legenda?

 

 

 

 
SERVIÇO:
 
Temporada: De 3 de julho a 2 de agosto (2015)
Dias e Horários: Às sextas-feiras, sábados e domingos, às 20h
Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea
Endereço: Av. Padre Leonel Franca, 240, Gávea - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2274-7722)
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Ingressos: R$ 50
 

 

 

 


Irving Berlin.

 

(FOTOS: ARTUR GARÇÃO,

RICK WERNECK,

MARIA FERNANDA MARQUES

e LU VALIATTI.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário