segunda-feira, 6 de julho de 2015


ROMANTIC

 

 

(NÃO É SÓ O EIXO RIO-SÃO PAULO QUE PRODUZ
BOM TEATRO. 

VIVA O ESPÍRITO SANTO!)

 

 


 

           

            Tenho assistido a alguns espetáculos, trazidos por grupos de TEATRO de outros estados, que não seja São Paulo, alguns dos quais de excelente qualidade.  Recentemente, mais propriamente, no dia 25 de maio, fui conhecer o trabalho do GRUPO TEATRO EMPÓRIO, de Vitória, Espírito Santo, que está em cartaz apenas até o dia 10 de julho, na Sede das Cias, com o espetáculo “ROMANTIC”.

            Na ocasião, muito empolgado com o que vi, cheguei a postar, no dia seguinte, numa rede social:

 

           
Amigos, na maioria das vezes, vou ao TEATRO (todos os dias) com uma expectativa, em geral, positiva, sempre esperando ver um bom espetáculo, o que me fará feliz, após o fechar do pano.
Infelizmente – impossível ser diferente -, nem sempre isso acontece.  Outras vezes, porém, ocorre de me deparar com gratíssimas surpresas, o que me deixa muito contente, principalmente quando se trata de gente que eu nunca vi trabalhando, como aconteceu na noite de ontem (25 de maio), depois de ter visto, na deliciosa Sede das Cias, um espetáculo sobre o qual minhas expectativas não eram das maiores, embora, pela sinopse, achasse que pudesse render uma boa montagem, desde que...
Desde que... o quê?
Desde que o texto fosse bom, a direção, criativa e soubesse decodificar as intenções do autor, e o elenco conseguisse tocar o público, com boas atuações.
É claro que também deveria acontecer num cenário interessante, sob uma luz competente, embalado por uma boa trilha sonora e com um correto figurino.
Encontrei tudo isso no espetáculo “ROMANTIC”, que está em cartaz, como já disse, na Sede das Cias, de 4ª a 6ª feira, às 20h, até o dia 10 de julho.
RECOMENDO esta produção do GRUPO TEATRO EMPÓRIO, de Vitória, que se apresenta, pela primeira vez, no Rio de Janeiro.
Pisaram em solo carioca com o pé direito!
Por favor, prestigiem o trabalho dessa gente talentosa e a um preço inferior ao de cinema.
Garanto que vocês não vão se arrepender!!!
 

 

 


 

 

            Resolvi, então, ampliar aquela simples, porém sincera, postagem com estas linhas, apoiado no “release” que me chegou às mãos.



           



           Tendo iniciado suas atividades em 2014, em Vitória, ES, o GRUPO TEATRO EMPÓRIO só levou ao palco textos autorais, o que já é um diferencial do grupo, dentre os quais, “Quase Famosos” (2004), “O amor em muito mais que preto e branco” (2006), “Boulevard 83” (2009), “Rosa Negra” (2010), “A Ordinária” (2011) e “Uma Carta para Alice” (2012).

O trabalho aqui comentado é resultado de uma pesquisa sobre o maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare.  Segundo LEANDRO BACELLAR, autor do texto e diretor do espetáculo, “ROMANTIC não é uma adaptação, mas uma observação contemporânea sobre o único e rico universo proposto por Shakespeare, principalmente pelas tragédias.”

O texto é construído com a sobreposição de vários gêneros, como a crônica policial, o drama, a tragédia e o melodrama.  Trata da dificílima (Na maior parte das vezes, impossível.) tentativa de ressocialização e de reabilitação individual e familiar de um ex-detento.  A dramaturgia foi elaborada a partir da primeira edição do Núcleo de Dramaturgia do SESI-RJ, no ano de 2014, com orientação de Henrique Tavares e Carla Faour.

A peça é resultado de Processo de Residência Artística, com o diretor e cenógrafo, FERNANDO MELLO DA COSTA, por cuja supervisão passaram a direção e a cenografia do espetáculo.

 

 

 



O elenco.

 

 

 
SINOPSE:
“ROMANTIC” conta a história de LÉO (LEANDRO BACELLAR), que retorna à sua casa, após ter cumprido dez anos de prisão, condenado pelo assassinato de seu tio.  LÉO tenta restabelecer as relações com seus amigos e familiares, rompidas pela sua ausência e pelo seu crime.  Com sua irmã, IRENE (LETÍCIA IECKER); com FELIPE (RAFFAEL ARAÚJO), seu cunhado e melhor amigo; com KAREN (MARCELA BÜLL), sua noiva, na época em que fugiu, a qual se torna garota de programa do prostíbulo do irmão, RUIVO (RAMON ALCÂNTARA); e com NANDA (NÍVIA TERRA), a assistente de reabilitação social, que tenta ajudá-lo e protegê-lo de si mesmo.
O que LÉO não esperava era a reviravolta que a sua chegada causaria naquelas pessoas.  Sua irmã tornou-se alcoólatra e vive uma péssima relação com o marido; este não aceita o fato de ter um parente assassino; KAREN depositou, ao longo do tempo, confiança na sua ilusão de que o (ex-)noivo  voltaria, casaria com ela e formaria uma família feliz e completa.  
O objetivo de LÉO é ser aceito e fazer felizes aquelas pessoas, entretanto todos, de alguma maneira, se incomodam com o fato de ele não querer mais as mesmas coisas que elas.  LÉO tem que lidar com essas relações explosivas, carregadas de rancores, de inveja, de ódio e de amores, uma teia emocional complexa, minada.
 

 

 

 

 


Tensão!!!

 

 


 
Análise dos elementos desta montagem, em apenas um adjetivo:
 
Texto: ÓTIMO.
Direção: CORRETA.
Trilha Sonora Original: AJUSTADA.
Elenco: COMPETENTE.
Desenho de Iluminação: CRIATIVO.
Cenografia: EXCELENTE.
Figurino e Adereços: BONS.  
 

 


Penso que, com aquela postagem, eu já demonstrei todo o meu apreço pelo trabalho do grupo, motivo pelo qual só me resta sugerir que confiram os meus elogios esta semana, já que só restam três oportunidades de fazê-lo: de 4ª a 6ª feira, às 20h, na Sede das Cias.

 

 

 

 
SERVIÇO:
 
LOCAL: Sede Das Cias
 
ENDEREÇO: Rua Manuel Carneiro, 12 – Escadaria Selarón – Lapa
 
DIAS e HORÁRIOS: De 4ª a 6ª feira, às 20h
 
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
 
VALOR DO INGRESSO: R$20,00 / R$10,00 (meia entrada)
 
DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 90 minutos
 
GÊNERO: Drama
 
CAPACIDADE DE PÚBLICO: 60 lugares
 
TEMPORADA: Até 10 de Julho
 
Informações: (21) 2137-1271
 
OBSERVAÇÃO: Estacionamento próximo ao teatro: Rio Antigo Park (Rua Teotônio Regatas s/n – ao lado da Sala Cecilia Meireles), no início da Escadaria Selarón.
 

 

 

 


 

 

 

 
FICHA TÉCNICA:
 
Dramaturgia e Encenação: LEANDRO BACELLAR
 
Supervisão de Direção: FERNANDO MELLO DA COSTA
 
Assistência de Direção: LORRANA MOUSINHO
 
Trilha Sonora Original: LUCIANO CORREA
 
Elenco: DIEGO CARNEIRO, LETÍCIA IECKER, LEANDRO BACELLAR, MARCELA BÜLL, NÍVIA TERRA, RAFFAEL ARAÚJO, RAMON ALCÂNTARA e STACE MAYKA (Stand In).
 
Desenho de Iluminação: LARISSA SIQUEIRA
 
Cenografia: RAMON ALCÂNTARA
 
Serralheria: WALTER JULIÃO
 
Costureira: JULIANA VILLARD
 
Figurinos e Adereços: RAMON ALCÂNTARA
 
Operação de Som: STACE MAYKA
 
Operação de Luz: LORRANA MOUSINHO
 
Coordenação de Palco e Montagem: MAURÍCIO RAMOS DE AGUIAR
 
Direção de Produção: LEANDRO BACELLAR
 
Produção Executiva: MARCELA BÜLL, STACE MAYKA e RAMON ALCÂNTARA.
 
Fotografia de Estúdio: PEDRO VICTOR BRANDÃO
 
Fotografias de Cena: VIRGÍLIO LIBARDI / TAÍS PEZZIN
 
Realização: GRUPO TEATRO EMPÓRIO / EMPÓRIO NARRATIVO / KOISA KOLETIVA
 

 

 

 


 

 

 

(FOTOS: PEDRO VICTOR BRANDÃO, VIRGÍLIO LIBARDI e TAÍS PEZZIN.)

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário