terça-feira, 29 de novembro de 2016


GUERRA DENTRO

DA GENTE
 

(O CRESCIMENTO SE CONQUISTA COM DORES E PRAZERES.

ou

APRENDER DÁ TRABALHO.)

 
 

 

            Durante muito tempo, um fato extremamente desagradável era responsável pelo desinteresse de muita gente jovem pelo TEATRO. É que havia peças infantis e peças “para adultos”. O que se notava era um grande hiato entre o que era oferecido às duas faixas etárias. Quase não se produziam peças destinadas a um público que já não se interessava mais pelas “bobagens para crianças” nem poderia ter acesso às peças para "gente grande". Isso afastava os adolescentes do TEATRO e eles acabavam perdendo o contato com essa arte e enveredavam por outras, quando não desistiam de todas.

            Felizmente, os tempos mudaram e, hoje, encontramos produções de boa qualidade, voltadas para esse nicho do mercado. São peças bem aceitas pelos pequenos, por seus pais e irmãos mais velhos; para toda a família. O teatro infanto-juvenil ganha destaque e DUDA MAIA é uma das responsáveis por isso.
 
 

 
 

            DUDA assina a direção de um belíssimo espetáculo, em cartaz no Teatro OI Futuro Flamengo. Trata-se de “GUERRA DENTRO DA GENTE”, uma excelente adaptação, para o palco, de RENATO LUCIANO, para a obra do saudoso poeta PAULO LEMINSKI.

            O espetáculo é apresentado pela COMPANHIA HISTÓRIAS PRA BOI DORMIR, unindo animação, teatro e contação de história, embalado por lindas canções, compostas por BETO LEMOS, com letras de RENATO LUCIANO, o qual ainda fez a assistência de direção.

            Um dos maiores destaques desta montagem reside no fato de se juntar a forma mais antiga de que se tem conhecimento, para a perpetuação da cultura humana, qual seja a da tradição oral, dos contadores de histórias, com uma alta sofisticação, hoje, tão presente em muitas produções teatrais, utilizando uma parafernália tecnológica, com destaque para as projeções de videografismos.
 
 
 




 



O que se vê, no palco, com esta peça, é uma história plena de magia e aventura, tão ao gosto de crianças e adolescentes, muito bem contada por um trio de ótimos atores, tendo como herói um menino, BAITA, representado por um simpático boneco, manipulado pelos três.


 
 
 
 

 
SINOPSE:
 
O espetáculo trata de uma fábula sobre a importância de se fazer escolhas e, com isso, amadurecer. O processo de “guerrear”, aqui, passa longe da conotação da violência, mas ressalta que é da natureza humana ser guerreiro, querer e conquistar, através de gestos de amor, e apaziguar a ganância.
 
O texto, baseado na sabedoria oriental, conta a vida de BAITA, menino pobre, filho de lenhadores, que, um dia, encontra o velho KUTALA, o qual se propõe a ensinar-lhe a arte da guerra, sobre a vida e o amor.
 
Os dois partem pelo mundo e BAITA vai viver uma série de experiências, desde aprender a cuidar de animais até ser vendido como escravo.
 
Paralelamente, dois processos estão em curso: aprendizado e crescimento, sendo que a história avança no tempo, desde a infância de BAITA até seu envelhecimento.
 
Enquanto cresce, ele vai aprendendo a lutar e, até mesmo, a trapacear. Acumula poder e prestígio. Chega a chefe dos exércitos. Mas, então, ele deixa de ter o prazer da guerra e volta à sua aldeia, ao recomeço.
 

 
 

 

 

Uma visão da diretora sobre o espetáculo: “Trata-se de mesclar a ideia mais simples de brincar e contar uma história, utilizando o próprio corpo dos atores, sem truques, onde tudo é revelado, com uma encenação mais moderna e tecnológica, que se aproxima da magia do cinema, onde é possível subverter o tempo, o tamanho e o próprio espaço”.

Mais uma vez, saio do teatro, encantado com um espetáculo infanto-juvenil, assinado por DUDA MAIA, e os motivos que me levam a recomendá-lo muito são vários, a começar pela beleza e poesia do texto, pelos ensinamentos que ele passa; pela excelente adaptação de RENATO LUCIANO; pela criativa direção de DUDA; pela ótima interpretação de LAURA TELLES, LEONARDO MIRANDA e VIVIANE NETTO, os quais se alternam, ora como narradores, ora assumindo personagens das aventuras em que BAITA se envolve; pela linda trilha sonora original, composta por BETO LEMOS, sobre letras encantadoras de RENATO LUCIANO, o qual interpreta, magistralmente, todas as canções; pelos bonecos, criados por CLÍVIA COHEN; pela iluminação necessária, de RENATO MACHADO; pelos figurinos, de RODRIGO PÁDUA, simples, explorando formas geométricas; pelo irretocável e mágico trabalho de videografismo, projeções e programação visual de dois gênios, que, de há muito, eu não me canso de elogiar, os irmãos RICO e RENATO VILAROUCA, também responsáveis pela animação, junto com RODRIGO PÁDUA.

 

 

 
 



 
FICHA TÉCNICA:
 
Baseado na obra homônima de Paulo Leminski
Direção e Roteiro: Duda Maia
Adaptação do texto e assistência de direção: Renato Luciano
 
Elenco: Leonardo Miranda, Laura Telles e Viviane Netto
 
Trilha Sonora Original: Beto Lemos
Músicas cantadas: Renato Luciano
Bonecos: Clívia Cohen
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Mauro Leite
Ilustrações: Rodrigo Pádua
Videografismo, Projeções e Programação visual: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Animação: Rodrigo Pádua, Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Fotos: Guga Melgar
Produção: Palavra Z Produções Culturais
Direção de Produção: Bruno Mariozz
Realização: Cia Histórias Pra Boi Dormir
 

 

 
 
 
 

 
SERVIÇO:

Temporada: d 29 de outubro de 2016 a 8 de janeiro de 2017
Local: Oi Futuro Flamengo
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3131-3060
Dias e Horários: sábados e domingos, às 16h
Valor do Ingresso: R$20,00 (inteira); R$10,00 (meia-entrada, para estudantes, seniores acima de 65 anos)
Horário de Funcionamento da Bilheteria: De 3ª feira a domingo, das 14h às 20h
Vendas Online: www.ingresso.com
Duração: 60min
Capacidade: 63 lugares
Classificação Indicativa: Livre
oifuturo.org.br
Acesso para portadores de necessidades especiais.
 

 
 

 

(FOTOS: GUGA MELGAR)
 
 







 



 



 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário