sexta-feira, 26 de maio de 2017


“5ª MOSTRA DE TEATRO TIRADENTES EM CENA - 2017”

 
(UM ESPAÇO QUE O TEATRO ENCONTROU PARA DISCUTIR A TOLERÂNCIA E PROMOVER O INTERCÂMBIO CULTURAL.)

 
 
 
 

            Tive a oportunidade de passar um dos melhores finais de semana da minha vida, o último, na aprazível e “mágica” cidade de Tiradentes, Minas Gerais, participando das primeiras atrações da “5ª MOSTRA DE TEATRO TIRADENTES EM CENA – 2017”, um grande festival de arte, em que o TEATRO dá as cartas, embora haja espaço para outras manifestações artístico-culturais.

            O FESTIVAL dura nove dias, de 19 a 27 de maio. Infelizmente, só pude permanecer na cidade durante os três primeiros, o suficiente para ter uma ideia do grande evento que é e de sua importância para a arte brasileira, considerando o intercâmbio entre artistas e a aproximação direta com o público, uma vez que a maior parte das atrações ocorre em lugares “inusitados”, no meio das pessoas.

Tira-se o TEATRO de dentro da caixa preta e ele é transportado ao mundo exterior, às praças, ruas, becos, adros de igrejas, circos, salões e, até, a teatros mesmo.

            Fui levado ao FESTIVAL pelo convite dos amigos FÁBIO AMARAL (MINAS DE IDEIAS) e ALINE GARCIA, ambos coordenadores gerais do evento, sendo ALINE, que é uma local, a idealizadora da festa, a qual conta com a colaboração de vários profissionais, amigos e abnegados, como RODRIGO ROSADO, coordenador de produção, e LETÍCIA NAPOLE, coordenadora de logística, por exemplo.
 
 
Amir Haddad e Maurício Tizumba.
 

            Na sexta-feira, dia 19, às 16h, aconteceu, no Centro Cultural Yves Alves, SESI Tiradentes, uma “RODA DE CONVERSA: TEATRO NEGRO: REPRESENTATIVIDADE E RESISTÊNCIA”, da qual, infelizmente, não pude participar, pois acabara de chegar à cidade. Participaram da “Mesa” MAURÍCIO TIZUMBA, instrumentista, cantor, compositor, ator e empreendedor cultural brasileiro, com carreira artística estabelecida desde 1973, um dos mais populares artistas de Minas Gerais e um dos criadores da Companhia Burlantins, um grupo teatral de rua, marcado pela musicalidade e em atividade desde 1996, e do Tambor Mineiro, grupo de percussão, com influência do congado, ambos culturalmente expressivos. Além deles, MESTRE PREGO (Capitão do Congado Nossa Senhora do Rosário e Escrava Anastácia), SÉRVULO MATIAS (diretor e ator do grupo local de teatro Entre&Vista) e ADÍLSON SIQUEIRA (Professor do Curso de Teatro da Universidade Federal de São João Del Rei).

O propósito desse encontro foi refletir e discutir a presença do negro em diferentes segmentos, a influência da cultura negra na sociedade brasileira.
 
 
 
 


            Às 17h da sexta-feira, deu-se a inauguração da Exposição “O CIRCO ETÉREO DE AMIR HADDAD”, no mesmo Centro Cultural Yves Alves. A exposição é uma preservação da memória do ator e diretor, que testemunhou os últimos sessenta anos do TEATRO BRASILEIRO, dirigindo várias gerações de atores, desde Jaime Costa, Elza Gomes, Fernanda Montenegro, Sérgio Britto a Renata Sorrah, Pedro Cardoso e Andreia Beltrão, dentre muitos outros, além de fundador do Grupo Tá Na Rua, que faz TEATRO ao ar livre, nas praças deste Brasil.

A exposição faz com que o público entre em contato com este “mago” do TEATRO, através de fotos de alguns dos mais de trezentos espetáculos que AMIR HADDAD dirigiu, de vídeos-depoimentos de atores, cartazes, objetos, figurinos e adereços, que fazem parte da trajetória do teatrólogo. Esta homenagem é, antes de tudo, um brinde à vida, ao TEATRO e ao AMIR.
 
 
 
 
 
 


 


 










            Do que pude ver e participar, começo falando da abertura oficial do “FESTIVAL”, que estava prevista para ser realizada, às 20h, no Largo das Forras, ao ar livre, entretanto, devido à chuva forte que se abateu sobre a cidade, teve de ser transferida para outro local. E que lugar maravilhoso! Nada menos do que um picadeiro, sob uma lona de circo. Foi lá que ocorreu a abertura da festa, a cargo de um “show” inesquecível do multiartista MAURÍCIO TIZUMBA, acompanhado do grupo TAMBOR DE MINAS.

É difícil descrever o que se viu e ouviu, por uma hora e meia, naquela noite fria e chuvosa. Quanta energia positiva têm TIZUMBA e seus “coadjuvantes”! Sim, o termo vem entre aspas, porque o grupo também é fantástico, e o casamento dos dois gerou um espetáculo que mexeu, profundamente, com o público, o qual enfrentou a chuva e foi “sacudir os ossos”, ao som da boa música de raiz.
 
 
 
 
 
 


No dia seguinte, sábado, infelizmente, ainda por causa do mau tempo, o evento que aconteceria pela manhã, o “CORTEJO COM CAFÉ COM BIRUTAS”, teve de ser transferido para o dia 27. A concentração é na estação ferroviária da Maria Fumaça, passa pelo Lar dos Idosos, encerrando a atividade em frente à Igreja do Rosário.           

            À tarde, às 16h, a atração foi um espetáculo infantil, de Belo Horizonte (MG), trazido por ÉRIKA MACHADO: “SUPERULTRAMEGAFLUUUU”, no auditório do Centro Cultural Yves Alves, na sede do SESI Tiradentes, onde se concentra toda a estrutura administrativa do “FESTIVAL”.
 
 
 
 
 
 
 

Na noite de sábado, às 19h, o público, locais e turistas, teve a oportunidade de conhecer (alguns já estavam até revendo, como eu, que já havia visto três vezes) uma das melhores peças de TEATRO do Rio de Janeiro, em 2015, que deu às autoras do texto e também atrizes, no espetáculo, uma indicação de Melhor Texto no Prêmio SHELL de 2015. Trata-se de “BRIMAS”, um delicioso e emocionante espetáculo, dirigido por Luiz Antônio Rocha, com BETH ZACKMAN (ESTER) e SIMONE KALIL (MARION), no Sobrado Aimorés. A plateia saboreou o espetáculo, da entrada à sobremesa.
 
 
 
 
 
 



Mais tarde, às 22h, houve um “show”, ao ar livre, no Largo das Forras, que, por ter de atender a outro compromisso, não tive a oportunidade de ver, com GILBERT SALLES, convidando LUCIANO e sua CIRANDA ORGÂNICA.

No domingo, dia 20, às 11 horas da manhã, aconteceu uma “OFICINA DE BIRUTAS, COM CAFÉ COM BIRUTAS, de São João Del Rei (MG)”, no Largo do Rosário, no adro da igreja que leva o mesmo nome. A garotada se divertiu à farta, e a brincadeira se transformou num grande momento de confraternização e troca. De tudo.

            Às 14h, aconteceu, num dos espaços do SESI Tiradentes, uma “RODA DE CONVERSA: A IMPORTÂNCIA DE FESTIVAIS DE TEATRO NA DESCENTRALIZAÇÃO DAS ARTES CÊNICAS”. Discutiu-se a real função de um FESTIVAL DE TEATRO para as artes cênicas, fora dos grandes centros, a troca de experiência, a geração de empregos e a possibilidade de experimentar novas linguagens e espaços. Tive a honra e o prazer de fazer parte deste evento, ao lado de MARIA SIMAN, produtora da Primeira Página e diretora da Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR), TATYANA RUBIM, Diretora da Rubim Produções (Belo Horizonte - MG) e JULIANO FELISATTI, diretor do Teatro da Pedra (São João Del Rei - MG).









 
            Às 16h, foi a vez da apresentação, ao ar livre, também no adro da Igreja do Rosário, do espetáculo infanto-juvenil “A LENDA DO VALE DA LUA” (Rio de Janeiro – RJ), que conta a história do Boi Bumbá, a partir de uma brincadeira entre os irmãos Lúcia e Carlos e seus pais.
 










            Infelizmente, tive de voltar ao Rio, logo após o espetáculo anteriormente citado, e não pude assistir, às 19h, daquele domingo, aos espetáculos “A PAIXÃO SEGUNDO SHAKESPEARE” (Belo Horizonte – MG) e, às 21h, “O PAPAGAIO”, com MARCELO PICCHI (Rio de Janeiro – RJ), mas deixo, aqui, um resumo da programação, até o final do “FESTIVAL”:
 
 
 
 
 
 
 

Dia 23 (3ª feira):
19h – Abertura oficial da exposição 25 ANOS DO GRUPO OFICINA DE TEATRO ENTRE&VISTA COM SERESTA E POESIA” (Tiradentes - MG)                                                                   
Local: Sobrado Quatro Cantos

Dia 25 (4ª feira):
19h – “ROSA CHOQUE COM RODA DE DEBATE APÓS ESPETÁCULO” (Belo Horizonte – MG)
Local: SESI Tiradentes Centro Cultural Yves Alves
21h30 – “PLÁSTICO BOLHA: QUANDO A AUSÊNCIA É A ÚNICA PRESENÇA” (Juiz de Fora – MG)
Local: Sobrado Aimorés
 
Dia 26 (5ª feira):
10h, 14h e 15h30min "ESTÓRIAS DE PIRATAS" (Passos – MG)
Local: Escola Marília de Dirceu, Escola Alice Lima, Padre Lourival de Salvo Rios e Várzea e Associação de Bairro da Torre
Das 18h às 22h – “FESTIVAL DE CENAS CURTAS”
Local: Teatro Municipal de São João Del Rei
19h – T.R.A.N.S - TERAPIA DE RELACIONAMENTOS AMOROSOS NEURÓTICOS SEXUAIS (estreia) – (Rio de Janeiro - RJ)
Local: SESI Tiradentes (Centro Cultural Yves Alves)
22h – LADY CHRISTINY (com Alexandre Lino) – Rio de Janeiro (RJ)
Local: Sobrado Aimorés

Dia 27 (sábado):
10h “TORTA E MOSCA MORTA” (São João Del Rei – MG)
Local: Chafariz
11h – “OFICINA DANÇAS URBANAS COM A CIA FUSION” (Belo Horizonte – BH)
Local: Bairro Mococa
14h – “RODA DE CONVERSA: TEATRO E CULTURA TRANS”
Local: Sobrado Quatro Cantos
15h “FESTIVAL CENAS CURTAS”
Local: Sobrado Aimorés
Observação: As três cenas vencedoras da primeira edição do “Festival Cenas Curtas” se apresentam para o público da mostra.
17h “RODA DE CONVERSA: O CIRCO ETÉREO DE AMIR HADDAD”
Local: Jardim SESI Tiradentes, Centro Cultural Yves Alves
19h “CASA DE BONECA” (Rio de Janeiro – RJ)
Local: SESI Tiradentes, Centro Cultural Yves Alves
22h “QUANDO EFÉ” – Belo Horizonte (MG)
Local: Praça Largo das Forras

 
            Paralelamente, o “FESTIVAL” oferece várias oficinas, além das já citadas, abertas ao público, em geral, todas gratuitas, como a “Construindo Performances”.

            Além das rodas de conversa também já mencionadas, outras estão previstas, como “Teatro e Feminismo: Construir Uma Nova História” e “O Teatro Vivo de Amir Haddad”.   

MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE www.tiradentesemcena.com.br


 
EQUIPE “TIRADENTES EM CENA”:
 
Idealização: Aline Garcia
 
Realização: “Tiradentes em Cena” e Nina Capel Gestão Cultural
 
Coordenação Geral: Aline Garcia e Fábio Amaral
 
Coordenação de Produção: Rodrigo Rosado
 
Produção Local: Helton Andrade
 
Logística: Letícia Napole
 
Assistentes de Logística: Janaína Garcia e Carina Marques
 
Gestão Financeira: Nina Capel
 
Assistentes de Produção: Mariana Pinter e Mariana Caputo
 
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias (RJ e SP) e Primeiro Plano (BH)
 
Mídias Sociais: Daniel Prado
 
Programação Visual: Gina Mesquita
 
Cobertura Fotográfica: Thyago Andrade e Marlon de Paula
 
Cobertura Audiovisual: ERA – Empório de Relacionamentos Artísticos
 
 

 
Recomendo muito o programa e, desde já, agradeço, aos organizadores do evento, pelo tratamento a mim dispensado, com tanta atenção e fidalguia, o que observei, também, em relação a todos os outros convidados.

Espero voltar, todos os anos, à “MOSTRA DE TEATRO TIRADENTES EM CENA”, um evento que enobrece a cultura brasileira e é motivo de orgulho para todos os que vivem da arte do TEATRO ou que por ele são apaixonados.´
 
Deixo, aqui, um agradecimento ao fotógrafo THYAGO ANDRADE, que, gentilmente, me enviou o material fotográfico aqui utilizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 



 

 

 

 



 

 

 

 



 

 

 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário